O Programa Avançado de Capacitação do Transporte promovido pelo SEST SENAT com o apoio do Instituto de Transporte e Logística​ (ITL)​, tem​ o objetivo de fomentar o desenvolvimento de pesquisa científica e a atração e retenção de profissionais com alto nível de formação intelectual e acadêmica.

Em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), a Especialização em Gestão de Negócios, tem como meta capacitar gestores e executivos das empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios, desenvolvendo as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo.

O currículo da especialização foi idealizado considerando a relevância do pensamento prático do mundo dos negócios. Dessa forma, buscou-se avaliar práticas de gestão dos transportes nas organizações, balanceando a teoria com a prática e desenvolvendo nos participantes uma visão empreendedora e criativa.

A FDC é um centro internacional de desenvolvimento de empresas e executivos, classificado como a melhor escola de negócios da América Latina pelo ranking 2015 do jornal inglês Financial Times. Unindo uma equipe de professores com ampla experiência acadêmica e executiva, a Fundação tem o propósito de construir conhecimento e tornar-se referência em pensamento corporativo

Objetivo

A Especialização em Gestão de Negócios tem como objetivo capacitar gerentes e executivos das empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios, desenvolvendo as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo. O curso trabalha a visão sistêmica nas organizações, identificando aspectos fundamentais para o desenvolvimento de equipes e alta performance operacional. A ideia é desenvolver uma visão crítica e analítica, embasada em técnicas tradicionais e inovadoras fundamentadas e trabalhadas por professores com formação acadêmica e experiência prática à frente de importantes instituições.

 

Público-alvo

A Especialização em Gestão de Negócios é uma pós-graduação lato sensu que se destina, exclusivamente​, aos profissionais das empresas de transporte de cargas e passageiros, dos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, filiados às federações e/ou associações que integram o sistema CNT.

 

Carga-horária e duração

 

O curso tem carga horária total de 360 horas, sendo 20% ministrada à distância (72 horas) e 80% em encontros presenciais (288 horas). A modalidade presencial é realizada, bimestralmente, durante cinco dias consecutivos, das 8h às 18h. A capacitação tem duração de, aproximadamente, 14 meses.

 

Metodologia

 

A estratégia de aprendizagem adotada pela especialização considera os quatro pilares da educação: saber, saber fazer, saber conviver e saber ser. (Unesco, 2000).

 

Para tanto, em cada disciplina, o participante tem acesso, com antecedência, ao material para a atividade prévia. Com esse conteúdo, inicia-se o processo de ensino-aprendizagem. Essa metodologia tem o intuito de proporcionar um nível mínimo inicial de entendimento do tema para o participante, além de uma equalização desse conhecimento com seus colegas.

 

Em cada aula, de cada disciplina, é adotada uma estratégia dinâmica, em que são utilizados recursos como: filmes, estudos de casos, análise de textos, exercícios práticos, entre outros. A participação é incentivada com uma estratégia de avaliação do envolvimento do aluno nessas atividades.

 

O processo de aprendizagem ainda tem continuidade, após o encerramento das aulas de cada disciplina, com a utilização de estratégias de verificação de aprendizagem que permitam ao participante um aprofundamento maior nos temas estudados.

 

Por fim, solicita-se que cada participante faça uma reflexão sobre o seu aprendizado, respondendo a uma autoavaliação.

 

Ciclo de aprendizagem das disciplinas do programa

​​​​ciclo-aprendizagem-especializacao.png

Conteúdo programático

 

O curso está estruturado em quatro módulos que totalizam 360 horas, organizadas em 8 encontros presenciais:

MÓDULOS DISCIPLINAS
IDimensões do indivíduo nas 

Encontro 1:

1. Plano de desenvolvimento Individual (PDI) com MBTI

2. O Indivíduo na Organização

3. Desenvolvimento de Equipes

Encontro 2:

4. Ser Ético 

IIVisão Sistêmica

5. Visão integrada da gestão 

6. Inovação e Competitividade 

Encontro 3:

7. Visão Integrada da Cadeia de Valor: Supply Chain Management

8. Infraestrutura e Logística de Transporte no Brasil: uma Visão

9. Gestão Responsável para a Sustentabilidade

IIIInstrumentos da Gestão de Negócios

Encontro 4:

10. Gestão Estratégica de Pessoas 

11. Liderança Baseada em Valores 

12. Gestão da Comunicação

Encontro 5:

13. Gestão de Equipes para Alta Performance 

14. Gestão de Projetos 

15. Gestão da Mudança e da Cultura Organizacional

Encontro 6:

16. Gestão de Finanças 

17. Negociação Avançada para Gestores 

18. Gestão Estratégica de Custos e Orçamento

Encontro 7:

19. Modelo de Gestão Orientado para Resultados

20. Gestão da Performance Organizacional

21. Gestão de Processos

Encontro 8:

22. Gestão da Informação e Conhecimento

IVProjeto Aplicativo23. Projeto Aplicativo – BANCA AVALIADORA​


Projeto aplicativo

 

O Projeto Aplicativo tem por finalidade empregar os conceitos em situações reais da gestão, integrando a teoria com a prática, por meio do tratamento de uma questão relevante para o participante e para a empresa de transporte. Ele proporciona a tangibilização do conteúdo estudado ao longo do curso, na medida em que o tema a ser desenvolvido é analisado, priorizado e validado pelas empresas, de acordo com suas diretrizes estratégicas.

 

Para o participante, o desenvolvimento do Projeto Aplicativo representa a oportunidade de aprofundar conhecimentos em um tema de seu interesse e da sua empresa, com ampliação e enriquecimento de sua base conceitual e prática.

 

O Projeto Aplicativo constitui o trabalho de conclusão do curso de Especialização em Gestão de Negócios, conforme exigência legal.

 

Corpo Docente

 

O corpo docente é constituído por professores com formação acadêmica e ampla experiência prática, que estão à frente de importantes instituições e tem como foco aliar a teoria à prática.

 

Os orientadores do Projeto Aplicativo têm formação acadêmica no tema a ser desenvolvido em cada projeto, além de experiência profissional em empresas, como executivos ou gestores.

O curso é uma pós-graduação lato sensu regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), conforme a Lei de Diretrizes e Bases Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

 

Fará jus ao certificado de especialista em Gestão de Negócios o participante que obtiver uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e aprovação com pontuação mínima de 70 (setenta) pontos no processo formal de avaliação de aprendizagem, em cada disciplina, conforme resolução do Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Superior CNE/CES Nº 1, de 8 de junho de 2007.

 

O participante que não obtiver a frequência mínima, ou a pontuação mínima em qualquer disciplina, terá que realizar a sua reposição, arcando com os respectivos custos.

Novas turmas previstas para 2017

LOCAL INSCRIÇÃO DATA DE INÍCIO
Belo Horizonte / MG5 à 30/04/201722/05/2017*
São Paulo /SP5/04 à 26/05/201726/06/2017*
Porto Alegre / RS5/04 à 09/06/201710/07/2017*
Rio de Janeiro / RJ5/04 à 07/07/201714/08/2017*
Salvador / BA5/04 à 04/08/201725/09/2017*

* Datas previstas para início. Qualquer alteração, será previamente divulgada.

Fique atento às instruções para inscrição

  • Por meio do link disponibilizado, o candidato deverá cadastrar e-mail e senha. A partir do cadastro, receberá, no e-mail cadastrado, um link para iniciar sua inscrição.
  • Preencher a ficha de inscrição.
  • Ler, com atenção, o Termo de Adesão aos Serviços Educacionais, constante no sistema de inscrições, e dar o "de acordo" para finalizar a inscrição no processo seletivo. A leitura deste documento pelo candidato e também pelo gestor é de suma importância para o conhecimento das regras, direitos e deveres do participante ao longo da realização do programa de especialização.
  • Anexar os documentos obrigatórios:
    • Termo de Liberação do Colaborador pelo Gestor: este documento está disponível para download no sistema e deverá ser lido e assinado pelo gestor imediato do candidato;
    • Currículo atualizado;
    • Certificado de conclusão de ensino superior;
    • Outros arquivos: esta opção não é obrigatória. Insira neste campo certificados e/ou documentos que considere importante na complementação de sua formação.
      Obs: os arquivos deverão ser anexados em formato PDF.

  • O candidato poderá retornar ao seu cadastro para anexar os documentos. Para isto, é obrigatório utilizar um e-mail válido e memorizar a senha de acesso.

Orientações importantes

Sua inscrição só será efetivada após preenchimento correto de todos os dados e submissão de todos os documentos obrigatórios, dentro do período regular estabelecido para inscrições.

O ITL não validará inscrições incompletas ou com documentação pendente, sendo esta ação de inteira responsabilidade do candidato.

Sobre o processo seletivo

O processo seletivo consiste em 3 fases:

  • inscrição e submissão de documentos através do site;
  • entrevista realizada pela equipe técnica do ITL;
  • análise da documentação, currículo e desempenho do candidato durante a realização de entrevista.

Ao final do processo seletivo, os candidatos (aprovados e não aprovados) serão comunicados por e-mail.
​Não será permitida a alteração de turma pelo participante após ter sido inscrito e aprovado em uma turma de origem.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail inteligencia@itl.org.br ou pelo telefone (61) 2196-5817.

LOCALINÍCIOTÉRMINO
Riod e Janeiro/RJ23/11/201528/04/2017
Curitiba/PR14/03/201605/05/2017
Brasília/DF25/04/201609/06/2017
São Paulo/SP30/05/201615/09/2017
Belo Horizonte/MG01/08/201602/12/2​017​
Recife/PE19/09/201608/12/2​017​
Manaus/AM17/10/201608/12/2017​
Florianópolis/SC07/11/201620/04/2018
Belém/PA21/11/201627/04/2018
Campo Grande/MS12/12/201623/03/2018
​​

Top