SEST SENAT responde: caminhão toco, trucado, bitruck e traçado. Qual é a diferença?



A principal diferença é a quantidade de apoios no solo e o número de eixos, além do peso bruto total

PUBLICADO EM 02/10/2020

Existem diferentes tipos de caminhões, com muitas especificações e capacidades. Entre eles, os mais comuns são: toco, trucado, bitruck e traçado. Você sabe qual é a diferença entre eles?

A principal é a quantidade de apoios no solo e o número de eixos, além do peso bruto total, explica o instrutor do SEST SENAT Cleidson Teixeira.

O caminhão do tipo toco (um semipesado) possui quatro pontos de contato com o solo e dois eixos – um frontal e um traseiro. Por isso, é chamado de 4x2. O peso bruto chega a até 16 toneladas.

O trucado (truck ou pesado) é 6x2. Ele possui seis pontos de contato com o solo, um conjunto de eixos mistos. Um deles é simples, na frente; e um deles é duplo, atrás. O eixo duplo atua, diretamente, na força do motor. O peso bruto é de até 23 toneladas.

O bitruck (8x2 ou 8x4) tem oito pontos de contato com o solo e quatro eixos, sendo dois dianteiros direcionais. Por ter quatro eixos, o bitruck tem uma capacidade maior de transporte e mais capacidade que o trucado e peso bruto total de 29 toneladas. São, por exemplo, caminhões graneleiros e caminhões-tanque.

Já o caminhão traçado (6x4) tem três eixos, sendo um deles dianteiro e dois deles traseiros e com tração. O nome traçado é dado porque é um veículo de dois eixos de tração nas rodas traseiras.

Confira o vídeo:


O SEST SENAT oferece cursos profissionalizantes online e gratuitos.

Para fazer a matrícula, basta acessar o site ead.sestsenat.org.br

Clique aqui para ver mais vídeos da série SEST SENAT Responde, no canal do YouTube.


Siga o SEST SENAT nas redes sociais:

Facebook

Instagram

LinkedIn