SEST SENAT lança o projeto Educação Digital na 38ª Assembleia Geral da CIT



Iniciativa ofertará, gratuitamente, trilhas de aprendizagem em espanhol e inglês para mais de 60 países; evento contou, também, com a assinatura da Carta da Guatemala, que propõe a criação do Dia Internacional do ESG

PUBLICADO EM 25/04/2024

Durante a 38ª Assembleia Geral Ordinária da CIT (Câmara Internacional da Indústria de Transportes), realizada na Guatemala, nesta semana, o SEST SENAT lançou o projeto Educação Digital, por meio do qual ofertará, gratuitamente, a mais de 60 países integrantes da Rede de Transporte Internacional (RTI), trilhas de aprendizagem em temáticas essenciais para prover mais eficiência e competitividade às empresas.

“A aliança firmada entre o SEST SENAT e a CIT busca internacionalizar o conhecimento, com os objetivos claros de ampliar e diversificar as oportunidades educacionais ao redor do mundo, já que o projeto ofertará qualificações em espanhol e em inglês, além do português. Por isso, é motivo de muita alegria dar início a esse projeto”, afirmou o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, que marcou presença no evento, nessa quarta-feira (24). 

Segundo Vinicius Ladeira, a primeira trilha já está disponível para os países de língua espanhola. “Hoje, é o lançamento oficial da Trilha de Gestão, em espanhol “Caminos de Gestión”, que, com seis módulos e o total de 160 horas/aula, já está disponível na plataforma EaD do SEST SENAT. Para terem acesso, os países interessados devem procurar a CIT e, posteriormente, fazer os seus cadastros”, afirmou. 

Direcionado a associações, federações, escolas técnicas, universidades e empresas, o projeto Educação Digital prepara dois novos lançamentos. “A ideia é que a Trilha de Transporte na versão em inglês esteja pronta nos próximos meses, para que possamos fazer o seu lançamento oficial na 39ª Assembleia Geral Ordinária da CIT, a ser realizada na Geórgia (EUA), ainda em 2024”, antevê o diretor. No mesmo ano, a terceira trilha, Caminhos de Carreira, também já deve ter sido concluída.

Saiba mais sobre a iniciativa

Quem participar do projeto Educação Digital, do SEST SENAT e da CIT, vai contar com aulas exclusivas em capacitações autodidáticas. Além de serem oferecidas no formato de cursos corporativos, as qualificações serão a distância, de modo que os alunos poderão fazê-las no momento mais apropriado para eles. Vale ressaltar que o certificado será internacional.

“Fomentar crescimento e contribuir para o sucesso profissional dos colaboradores das empresas do setor de transporte é um dos objetivos da iniciativa; e desenvolver habilidades e reter talentos também. Afinal, a escassez de profissionais qualificados e a falta de competências relevantes para o futuro do trabalho são desafios pertinentes não apenas para o Brasil. Esse é um problema mundial”, explicou Vinicius Ladeira. 

Ele finalizou a sua fala, enaltecendo a relevância de outro objetivo do projeto: “aumentar a reputação do setor de transporte no mercado, por meio da formação contínua dos trabalhadores”.

Os interessados devem procurar a CIT

Entusiasmado com o projeto e com o lançamento da trilha já disponibilizada aos países de língua espanhola, o CEO da Câmara Internacional da Indústria de Transportes, Marcelo Felippes, fez questão de enaltecer “o alto nível da qualidade do projeto. Esse é um lançamento inovador e sem custos. Portanto, desejamos que os países façam contato conosco”, disse.

A diretora executiva da CIT, Larissa Barreto, reforçou o convite. “Não importa o tamanho da sua empresa ou se o país é membro da CIT. Procurem-nos! Esse é um caminho construído junto ao SEST SENAT para que possamos brindar essa oportunidade de capacitação gratuita, que poderá ser feita por celular, por tablet, pelo computador e a qualquer momento”, afirmou. 

Dia Internacional de ESG

Nesta quarta-feira (24), a Câmara Internacional da Indústria de Transportes também se dedicou à Agenda ESG. Sobre esse tema, que, cada vez mais, ganha a atenção mundial, o secretário-geral da CIT, Paulo Caleffi, falou sobre a Carta de Guatemala, que propõe a criação do Dia Internacional de ESG, a ser celebrado em 8 de abril. 

“A data foi escolhida para homenagear o ex-secretário-geral da ONU, Koffi Anaan. Ele conduziu a entidade por sete anos e criou o Instituto Global ESG, que levou à frente os princípios ambiental, social e de governança como a base de sustentação para o futuro da humanidade”, explicou Caleffi. 

Na carta, que será endereçada a países de várias partes do mundo, a CIT encoraja as empresas e organizações a alinharem suas estratégias e operações aos princípios ESG. Faz, também, um chamado aos governos a considerarem instituir, em seus calendários festivos, a data de 8 de abril como o Dia Internacional do ESG. 

Assista à 38ª Assembleia Geral da CIT, que já aconteceu nessa quarta-feira e nesta quinta-feira.