Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society
Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society
A décima edição da Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society já está em campo. Disputada exclusivamente por atletas que são trabalhadores do setor de transporte, a Copa busca a democratização do acesso ao esporte, incentivando a prática desportiva entre esses profissionais. Em 2023, a grande novidade de um dos maiores torneios de futebol amador do Brasil é a categoria feminina. Afinal, no país do futebol, essa paixão não tem gênero, não é mesmo?!
Acompanhe os jogos
Nós criamos um site exclusivo com todas as informações sobre as equipes em cada Unidade Operacional participante, sua classificação e os resultados dos jogos! Acesse e fique por dentro!
A competição é realizada em âmbito nacional e promove, por meio da prática esportiva, a integração, a socialização e a melhoria da saúde e do bem-estar dos trabalhadores do setor de transporte, atingindo valores como coletivismo, amizade e solidariedade. A cada ano, o número de atletas participantes da competição vem aumentando gradativamente.
A Copa, que acontece desde 2012, vem mostrando a sua capacidade democrática de acesso ao esporte, ao bem-estar físico e ao espírito de equipe. Isso é o que revelam os números da competição. Entre a primeira e a última edições, foram:
mais de 11.500 jogos;
15 mil jogadores;
mais de 3 mil gols marcados.
Na edição de 2022, a competição contou com mais de 10 mil jogadores, divididos em 683 equipes, que carregaram o nome de 1.002 empresas de transporte dos modais rodoviário, ferroviário e aeroviário. Ao todo, em 2022, foram realizados 1.575 jogos.
É hora de colocar o coração na ponta da chuteira e começar a organizar as equipes. As inscrições ocorrerão entre os dias 1º e 31 de março, em 88 Unidades Operacionais de todo o país (veja as Unidades participantes).
Podem se inscrever:
Categoria masculina
- Trabalhadores com vínculo empregatício com empresa do setor de transporte de todos os modais, admitidos até a data-limite de 28/2/2023.
- Trabalhadores autônomos do setor de transporte (caminhoneiros, taxistas, mototaxistas e motofretistas) registrados no órgão competente até a data-limite de 28/2/2023.
Categoria feminina
- Trabalhadoras com vínculo empregatício com empresa do setor de transporte.
- Dependentes de trabalhadores(as) do transporte com, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos.
- Trabalhadoras autônomas do setor de transporte (caminhoneiras, taxistas, mototaxistas e motofretistas) registradas no órgão competente.
- Até 30% das jogadoras do time poderão ser atletas da comunidade.
Clique aqui e baixe o regulamento.
Em 2023, o campeonato ocorrerá entre março e novembro, com jogos que acontecerão sempre aos finais de semana.
Entre abril e julho, serão realizadas as partidas da fase local.
Os campeões de cada Unidade Operacional entrarão em campo depois, na fase nacional, que ocorrerá entre os meses de julho e novembro. As partidas decisivas serão disputadas na Unidade do SEST SENAT de Boa Vista (RR) e serão abertas à comunidade.
Clique e baixe o tutorial de inscrição para empresas.
Por que os trabalhadores do transporte devem participar da Copa?
Muitos são os impactos positivos desse projeto. Para os trabalhadores do transporte, a Copa amplia o acesso ao esporte, bem como contribui para aumentar a disposição, o bem-estar físico e o espírito de equipe. Nas empresas que participam da iniciativa, os efeitos aparecem, por exemplo, na elevação do engajamento e da produtividade e na diminuição de doenças ocupacionais, o que, consequentemente, possibilita a redução dos índices de ausência em razão de problemas de saúde.